Só quem vive isso sabe: a notícia do isolamento social deixou os organizadores de eventos desesperados e os pais, noivos e aniversariantes apreensivos.
“Será que terei que adiar a festa? Mas será só em maio…. junho… julho…”
E o isolamento que começou em março já foi estendido tantas vezes que já não é possível ver o prazo final disso tudo. Ou seja: a resposta é, infelizmente, o adiamento dos eventos.
Demorei um pouco para falar disso aqui no blog pois esperava ter mais informações e uma visão mais ampla disso tudo para poder trazer um conteúdo de fato relevante. Se a notícia ruim é que você terá que, sim, mudar os planos para a festa do seu filho, a boa notícia é que existem diversas maneiras diferentes de comemorar mais um ano de vida dos pequenos.
Mas vamos primeiro a parte que dá dor de cabeça: quais são as políticas de adiamento? Por onde começar?
Calma que a tia Julie te dá uma luz.
Alterar o evento sem dor de cabeça
A ideia é não fazer disso mais um fator de estresse em maio a esse tempo caótico, principalmente porque os pequenos nem estão sabendo do que está acontecendo e não merecem receber esse estresse, ligado a seus aniversários, de modo tão confuso.
Vamos tornar esse processo mais leve?
Passo 1
A primeira parte é analisar a burocracia da coisa. Tem contrato com o organizador? e com os fornecedores? Levante tudo isso e coloque sobre a mesa.
Não existe uma lei específica sobre mudanças de contratos de serviços durante uma pandemia. O que devemos fazer é considerar as leis que regem a seguinte situação:
- Alteração ou cancelamento de contrato por vontade de ambas as partes.
Passo 2
Conte com uma assessoria jurídica para proceder. Você consegue esse tipo de assessoria por hora, pela internet mesmo, com a ajuda de advogados. Se você contratou um organizador/assessor e afins, o ideal é que ele os tramites necessários. Desse modo, de todos os serviços que você contratou para a festa, o único que realmente vai prestar o serviço nesse período é o seu assessor.
Passo 3
Pense com carinho em todas as possibilidades que você tem:
- Você pode cancelar tudo, e ter que refazer todas as contratações, contratos e ter que lidar com ajustes de valores novamente depois;
- Ou você pode fazer o pagamento parcelado de tudo e apenas alterar a data do contrato, para um prazo indeterminado (que dependa da condição externa da pandemia).
O importante é que ambos os lados tenham o mínimo de prejuízo possível.
6 formas de comemorar o aniversário em tempos de pandemia
1 - Festa virtual
Que tal juntar toda família, amiguinhos de escola e vizinhos numa festa virtual?
Existem dois aplicativos que todo mundo tem no celular que tornam isso possível.
WhatsApp: o aplicativo que usamos frequentemente para troca de mensagens e conversas em grupo traz a função “Chamada de vídeo” no celular para conversas em grupos de até oito participantes. O usuário deve selecionar os contatos desejados para a teleconferência coletiva, se estiverem todos num mesmo grupo fica muito mais fácil, é só clicar no icone "telefone+" no canto superior direito do grupo.
Facebook Messenger: o aplicativo de bate-papo do Facebook também tem a opção de criar uma sala virtual. Nesta sala você pode convidar seus amigos e familiares através de um link e uma vantagem é que pode usar através do smartphone, tablet ou computador. No Facebook messenger também existe a opção de ligar diretamente para as pessoas como no WhatsApp, é só criar um grupo com todos os participantes e clicar no ícone "câmera" também no canto superior direito do grupo.
Agora é só colocar o celular no tripé ou apoiado numa cadeira de frente com o bolo, e todos podem juntos cantar parabéns. Não é demais?
2 - Festa intimista
Vocês também podem fazer uma festinha com tudo que tem direito, mas só para vocês. Afinal, aniversário é a celebração da data mais importante para a família que está junto, ali, todo dia. Façam um bolo, contratem uma decoração simples e fofa de algum autônomo do seu bairro (aproveita e ajuda a economia local) e cantem parabéns, coloquem músicas animadas e comam bolo e docinhos.
3 - Smash the cake
Quando falamos de aniversário de bebês, o que mais pesa para os pais é saber que eles crescem muito rápido, e adiar a festa não é a mesma coisa do que fazer ali, naquele dia. Uma solução criativa é contratar um fotógrafo (que siga todas as recomendações da OMS, como eu!) para fazer um ensaio Smash The Cake aí na sua casa. A criança vive uma experiência única, a família se diverte e tudo isso rendem ótimas lembranças fotográficas.
Quer agendar o Smash the cake "at home" do pequeno? Clique aqui para me mandar uma mensagem pelo WhatsApp.
4 - Fazer o próprio bolo
O mais importante das datas especiais é passar junto com quem a gente ama, e fazendo coisas divertidas. Uma ideia para entreter os “menos pequenos” durante horas é fazer eles colocarem a mão na massa e se sentirem especiais em poder fazer o próprio bolo. No final, a expectativa de ver como ficou e cantar o parabéns fica ainda mais emocionante.
5 - Carreata de aniversário
A criança já é mais grandinha e sente falta dos amiguinhos? Que tal pedir para que todos passem pela sua casa de carro, para acenar e cantar parabéns “de longe”, só que um pouco mais perto?
6 - Caça ao presente
Uma gincana é perfeito para todas as situações: aniversário, isolamento social, tédio das crianças… espalhar pequenos presentes pela casa e brincar de “caça ao presente” pode ser perfeito para comemorar esse dia especial.
Tem mais alguma ideia criativa para comemorar o aniversário? Comenta aqui em baixo :D