Artigo colaborativo:
Débora Luiza Alves Macedo Cunha
Bacharel em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica. Atualmente atua como professora da rede particular com Educação Infantil.
Estamos vivendo momentos muito difíceis com a chegada do novo Coronavírus. Os que mais sentem o peso da mudança sem dúvida são os pequenos. Foram privados de ir à escola, de brincar no parquinho, de ver os amigos, abraçar os avós e até de comemorar o próprio aniversário. É nessa hora que surgem muitas dúvidas na cabeça dos pais, principalmente em como manter uma rotina em casa após a pausa das aulas.
Para iniciar uma rotina de estudo em casa, primeiramente é de extrema importância conversar com a criança e explicar tudo o que está acontecendo, mesmo que muitos já estejam acompanhando na TV. O porquê de não sair de casa, de não frequentar a escola entre outras mudanças da rotina do pequeno, utilizando para esse diálogo uma linguagem adequada para a faixa etária da criança.
Depois da conversa, vocês devem construir juntos a nova rotina, explicando cada atividade e o horário em que vai ocorrer. É ideal que continuem seguindo o horário em que eles já estavam acostumados a realizar determinadas atividades, principalmente as escolares. Se a criança frequentava a escola pela manhã, deve fazer as tarefas escolares no período da manhã e assim sucessivamente. Tudo isso deve ser colocado em um papel para que a criança tenha referência, em texto (caso a criança já leia) ou em imagens, de forma bem lúdica.
Para além da “lição de casa”
O envolvimento da família tem um papel importante no aprendizado da criança, dando continuidade a educação escolar e promovendo o desenvolvimento cognitivo. Há diversas maneiras de estimular o desenvolvimento cognitivo e intelectual além das atividades já enviadas por algumas escolas, principalmente de forma lúdica e criativa. Darei algumas dicas para auxiliar nesse processo.
Quebra-cabeça: Aumenta a consciência espacial e visual, resolução de problemas, coordenação motora, desenvolvimento social promovendo o jogo cooperativo.
Brincadeiras de adivinhação: Desenvolve a capacidade de abstração, criatividade e concentração.
Contação de história: Promove interação, instiga a imaginação, a capacidade de escutar, dar sequência a fatos e ampliar o vocabulário.
Amarelinha: Desenvolvimento da coordenação motora, controle e ritmo corporal, força muscular, equilíbrio, noção de espaço, sequência numérica, desenvolvimento social, ganhar ou perder.
Culinária: Exercita o trabalho em equipe, capacidade de organização e de seguir orientações, paciência, desenvolve conceitos matemáticos como quantidades e medidas.
Brincadeira com massinha: Desenvolve a coordenação motora, imaginação, criatividade, concentração, estimula a matemática através das cores, formas e texturas. Vocês ainda podem confeccionar a massinha juntos antes de brincar.
Organização dos próprios brinquedos: Estimula concentração, organização e conceitos matemáticos como cor e tamanho.
Brincadeiras com nomes: Estimula o contato com as pessoas que fazem parte da família, reconhecimento das letras e sons.
Assistir filmes e desenhos infantis: Desenvolve a fala, a escuta e a concentração.
Desenhar: desenvolve o cognitivo, a coordenação, a imaginação, afirma sua personalidade, desenvolve seu senso artístico, expressa emoções, cores, formas e texturas.
Nostalgia e inovação
Muitas vezes um simples momento entre a criança e a família pode ser essencial. Porque não aproveitar para ensinar brincadeiras da sua época?
Existem ainda muitas outras brincadeiras além das citadas que desenvolvem o cognitivo, como vivo ou morto, brincadeiras com água, jogos de adivinhação, de tabuleiro e etc.
As tecnologias como celular, tablet e internet, também podem auxiliar nesse processo quando utilizados de forma adequada, é preciso controlar o tempo para essa utilização e estarem sempre atentos ao que as crianças estão assistindo.
Vocês ainda podem encontrar muitos blogs, sites e vídeos no youtube com muitas dicas para auxiliar.
- Site: São Paulo para crianças. – www.saopauloparacriancas.com.br
- Site: Escola Games - www.escolagames.com.br
- Canal do youtube – Varal de histórias
- Site: Aprendizagem criativa em casa -www.aprendizgemcriativaemcasa.org
- Instagram/facebook – Reaprender para incluir – traz atividades para inclusão. Porém nesse período de quarentena tem trazido atividades para todos.
Quer compartilhar sua experiência com outros pais? comente aqui embaixo e vamos juntos lutar pela educação das próximas gerações :)