Home office, aulas suspensas, isolamento social, quarentena (para quem está doente) e por aí vai. A vida dos pais não anda fácil, não é mesmo?
Mas a tia Julie está aqui para ajudar como pode. No caso, é com dicas!
Hoje vamos falar de brincadeiras para fazer em casa, tirar as crianças do tédio, ajudá-las a gastar energia e ainda se conectar mais com vocês, adultos.
Vamos lá?
Caça ao tesouro
Crianças amam se surpreender. Brincar de caça ao tesouro é perfeito para deixar as crianças mais ativas, para desenvolver seu raciocínio lógico, memória e curiosidade. Existem várias formas de brincar de caça ao tesouro, algumas com maior grau de dificuldade para as crianças mais grandinhas.
Algumas ideias: você pode deixar várias pistas ou mesmo charadas espalhadas pela casa e conectadas entre si; pode espalhar os tesouros como um quebra cabeça para a criança conseguir juntar todos; pode desenhar um mapa da casa para a criança percorrer os locais. Enfim, tudo depende da sua criatividade e também da idade das crianças.
Contação de histórias
Quando falamos de atividades para entreter, quase sempre pensamos em algo para “ocupar” as crianças. Mas é sempre bom pontuar que parte dessas atividades devem ter o objetivo de conectar os pais com seus filhos. A contação de história é a mais antiga, tradicional e atemporal que existe. Toda criança ama ouvir, ou mesmo ler história ao lado de seus pais e se surpreender.
Uma dica é assinar o Clube de Livros Leiturinha, onde você recebe livros infantis periodicamente para cada fase de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Stop!
As crianças são mais “grandinhas”? Que tal tirar do fundo do baú aquelas brincadeiras que você fazia na infância? Stop! é uma brincadeira simples, que só precisa de um papel e uma caneta. A ideia é testar a memória e os conhecimentos gerais dos jogadores.
Os jogadores selecionam categorias e sorteiam uma letra. A cada rodada, precisa escrever uma palavra para cada categoria que tem a letra sorteada como inicial. O primeiro que terminar grita STOP.
Artesanato
Colocar a mão na massa é sempre uma ótima opção para entreter, divertir, desenvolver habilidades cognitivas e motoras.
Artesanato com palito de sorvete: dá pra construir muita coisa com palitos de picolé, como personagens e fantoches, casinha e móveis, quebra cabeça, brinquedos. No Pinterest, a maior rede de ideias do mundo, você encontra milhares de ideias. Veja abaixo algumas ideias!
Massinhas e slime: dá pra fazer massinha de modelar e slime com ingredientes caseiros que, além de divertir a criança em todo o processo, não tem perigos de contaminação por ingredientes químicos, como é o caso dos industrializados. Lá no destaque do meu Instagram tem receita de slime de glitter e de massinha para você seguir, clique aqui para conferir a dica!
Brinquedos com rolo de papel higiênico: além dos benefícios do próprio trabalho artesanal em si, ensinar as crianças o valor dos brinquedos recicláveis e simples faz parte da educação sustentável, em busca de um mundo melhor. Apenas com alguns recortes e tinta guache é possível criar lindos personagens. Veja:
Pintura
Crianças amam pintar, e geralmente isso pode se transformar em uma dor de cabeça para os pais. Quantas vezes suas paredes viraram verdadeiras telas de arte? (risos)
Mas tenho aqui duas ideias para deixar a criatividade da criança correr solta sem riscos de colorir a casa inteira. Olha só:
Pintura no box: como a tinta guache é a base de água, pode tranquilamente ser aplicada ao box/azulejo do banheiro. A criança pode se divertir enquanto toma banho, brinca na banheira e ainda “pinta o sete”.
Pintura na caixa: Encontre uma caixa bem grande onde é possível que a criança entre dentro e pinte as “paredes” da caixa, como uma cabana personalizada. Os pequenos amam essas duas atividades.
Jogos personalizados
Na Upendi você encontra jogos de memória e quebra-cabeça que podem ser totalmente personalizados com as fotos das crianças, família, amigos, personagens que eles gostam… enfim, é só soltar a criatividade.
Além de serem jogos lúdicos e ao mesmo tempo educativos, ajudam no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Não é incrível?
Pesca
Uma brincadeira artesanal que trabalha a paciência e a concentração dos pequenos. Basta pegar uma bacia ou balde, adicionar itens pequenos como tampinhas de garrafa, e incentivá-los a pescar os objetivos com uma colher, espátula, rede de aquário, etc.
E para fechar esse artigo, uma lista de brincadeiras simples e super divertidas:
Cabana na sala;
Piquenique no quintal;
Balada em casa;
Concurso de dança;
Concurso de desenho;
Desfile de moda;
Mímica;
Imagem e ação.
*Este blog dedica-se a ajudar, orientar e entreter famílias, com a missão de tornar suas vidas mais leves, seguras e com muito, muito amor. Eu sou Julie Campanholi, fotógrafa de família e apaixonada pelo que faço. Conheça meu trabalho clicando aqui.