Dia 21 de março é o Dia Mundial da Infância. Você sabe porque essa data existe?
A data foi criada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com o intuito de conscientizar pais, responsáveis e governantes sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para as crianças.
Para boa parte dos pais, essa importância pode parecer óbvia. Mas não é uma realidade para algumas culturas, classes sociais e governos (sejam municipais, estaduais ou federais).
Eu não sou mãe, mas tenho sobrinhos e convivo com crianças diariamente no meu trabalho de fotografia infantil e de família. Entendo a importância dessa data e tenho pra mim que todos devemos ter essa consciência e assumir papéis importantes na educação das próximas gerações. Por isso, quero dedicar o conteúdo do blog dessa semana para esse assunto tão importante.
Para começar nossa reflexão, o significado literal da palavra “infância”: período do desenvolvimento do ser humano, que vai do nascimento ao início da adolescência.
A palavra “desenvolvimento” é a chave para entendermos como é importante focar nas crianças. Tudo o que vivemos nesse período da vida ditam nossa personalidade, capacidade cognitiva e comportamentos.
A educação na infância
A educação é a forma de alcançar o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. É papel do Estado oferecer a educação básica, mas no que tange todo o resto, o papel são dos adultos da vida das crianças.
Não é só sair ensinando matemática em inglês. Quando falamos de desenvolvimento também falamos de música, dança, leitura, esportes. Falamos de inteligência emocional e tecnologias.
Educamos em cada conversa, interação, bronca, lição, tarefa doméstica e escolar. Educamos quando falamos com outros adultos na frente das crianças, quando fazemos boas ações e ajudamos o próximo.
Acho bacana a perspectiva de que todos devem aprender a educar, estudando temas de pedagogia e psicologia e aplicando os aprendizados na educação das crianças. Assim como qualquer profissão, também se aprende a ser educador (seja como pai, ou professor).
Esse artigo da Abril tem uma lista de livros indispensáveis para pais de primeiras viagem: clique aqui para ver a lista
A importância de brincar
Brincar ainda é a forma mais saudável de aprender. É a partir das brincadeiras clássicas e interativas que as crianças aprendem a se socializar, a lidar com emoções, raciocinar e buscar soluções para problemas, desenvolver a criatividade e imaginação. Tudo isso reflete intensamente na formação comportamental da criança.
Muitas brincadeiras também servem para ensinar valores e criar consciência em temas específicos. Ensinam a dividir e compartilhar, a respeitar regras, ter empatia.
Tem muito conteúdo na internet sobre brincadeiras para crianças.
>> A OMO listou as melhores brincadeiras antigas (clique aqui para ler).
>> O blog da leiturinha elencou 14 brincadeiras para fazer dentro de casa (clique aqui para conferir).
>> Quer se aprofundar nas brincadeiras? Tem uma lista com 100 brincadeiras para ensinar e aprender ao mesmo tempo! (clique aqui para ver).
Os desafios modernos
Acredito que a data é importante para refletirmos sobre os novos desafios. Muitas coisas mudaram desde quando nós fomos crianças, e fica mais difícil lidar com realidades que não foram as nossas.
O vício nas tecnologias, por exemplo, como em games, redes sociais e na própria internet, tem afetado o desenvolvimento social e de aprendizado nas escolas.
Os problemas de saúde causados pelo uso do celular é a grande preocupação dos profissionais da saúde, que preveem uma geração com sérios problemas na coluna.
Também há o nosso papel desafiador em cuidar do meio ambiente, promover mudanças de consumo e sustentabilidade para que haja futuro para novas gerações.
>> Também na internet, você pode encontrar muito apoio e informação para lidar com esses desafios, como é o caso da Escola da Inteligência que promove muito conteúdo grátis.
Espero que todo esse conteúdo e sugestões te ajude na missão mais importante que existe: educar e desenvolver o ser humano. <3